Tweetar Quem realmente sou = Who I really am: OLHEM O QUE ESTOU LENDO

Quem sou eu = Who am I

Minha foto
Santo Antônio de Jesus = Saint Antony of Jesus, Bahia, Brazil
Um grande Curioso.Estudante e prestador de Serviços Gerais - conheço drogas e alcool mas nunca fiquei viciado em nenhuma dessas coisas até hoje AGORA ON LINE LIVE AT MOMENT = A large curious. Student and General Services provider - I know drugs and alcohol but I was never addicted to any of these things until today NOW ON IN THIS MOMENT

quarta-feira, 30 de junho de 2010

OLHEM O QUE ESTOU LENDO

ADUNEB-Mail 2010 - Edição 350 (16/06/10)
Professores da UNEB farão ato político amanhã

Durante a posse dos novos diretores de departamentos da UNEB, amanhã às 10h no Teatro UNEB, os professores em greve irão realizar um ato político. O objetivo é dialogar com os novos diretores sobre a importância do seu posicionamento político diante dos problemas enfrentados pela UNEB e da intransigência do governo em atender às reivindicações pautadas pelo movimento docente. Para o comando de greve, os graves problemas que passam os departamentos hoje estão intimamente relacionados com o projeto de educação deste governo que fere os princípios da autonomia universitária e da educação pública, gratuita e de qualidade. Neste sentido, a participação dos grevistas na posse visa convocar os diretores ao comprometimento político em relação às demandas da universidade.

O comando de greve convoca todos e todas a participarem do ato. A concentração será às 10h, no Teatro UNEB. Sugere, ainda, que os professores estejam com camisas das campanhas realizadas até então pela ADUNEB.

Assembléia Geral dos docentes nesta quinta (17 de junho), às 14h, no Teatro UNEB.

Professores e estudantes da UNEB fazem manifestação em evento do governador

Na última sexta-feira, 11 de junho, os docentes, junto aos estudantes, realizaram um ato público, em santo Antônio de Jesus, durante a inauguração de um Centro Tecnológico com a presença do governador. A comitiva de Wagner não esperava a presença dos manifestantes que com cartazes, faixas e palavras de ordem denunciaram a política de descaso do atual governo para Educação Superior. Durante a passagem do governador pelos manifestantes, os docentes questionaram Wagner sobre a falta de professores nas universidades estaduais, a promessa de revogação da 7176/97 feita no início de seu mandato e ainda não cumprida e a abertura de negociação com o movimento docente.

Em resposta, Wagner transferiu a culpa pela carência de quadro para o Reitor da UNEB e também justificou a falta de professores em função do crescimento da universidade. Sobre a 7176/97, o governador apenas acusou o movimento de querer administrar as verbas da universidade, restringindo a discussão da autonomia universitária apenas à questão financeira. Em relação à abertura das negociações, Wagner disse que isso era com o secretário Osvaldo Barreto, que por sua vez, quando questionado se exaltou e também apontou o Reitor como um dos grandes responsáveis pelos problemas da UNEB.

Para os manifestantes, o ato teve uma importância política significativa, uma vez que, deu visibilidade ao movimento, como também mostrou que as mobilizações têm incomodado o governo.

Reunião com o governo não avança


foto: Emiriene Costa

 Diante da intensificação das mobilizações, da deflagração da greve dos professores da UNEB, da manutenção do estado de greve na UEFS e UESC e da paralisação das atividades acadêmicas na UESB até a próxima assembléia, o governo convocou o movimento para mais uma reunião. No entanto, não houve mudanças significativas em relação às últimas conversas. O governo mantém a posição de não abrir a mesa de negociação ainda em junho e silencia, mais uma vez, em relação à percentagem da incorporação.

A reunião aconteceu na última sexta-feira (11 de junho) e contou com a presença dos representantes das ADs, de Clóvis Caribé (CODES), Adriano Trombone (SAEB), além dos deputados, Valdenor Pereira (Líder do Governo) e Zé Neto (PT). O encontro iniciou-se tenso e os representantes governamentais mostraram-se bastante temerosos quanto à greve, apresentando a condição da retomada das atividades acadêmicas para a assinatura da complementação do termo de compromisso. Mais uma vez, o governo ameaçou e buscou interferir na autonomia, independência e organização do movimento.

Nesta reunião, o governo apresentou uma complementação do termo de (des)compromisso apresentado em 24 de maio. Para o comando de greve, este documento não só não avança para uma negociação como retrocede. O complemento do termo não aponta a incorporação de 70% da CET no período de quatro anos, como o líder do governo, deputado Valdenor Pereira, havia dito na última reunião (09/06). Segundo os representantes do governo, a PGE orientou que este parcelamento não fosse colocado como possibilidade de acordo. O documento ainda não prevê os percentuais de incorporação e seus respectivos prazos, apenas sinaliza uma primeira incorporação até março de 2011. Em consonância com o termo do dia 24 de maio, a pauta emergencial é ignorada mais uma vez pelo governo. Por fim, o termo segue apresentando a suposta abertura da negociação apenas para novembro de 2010.

Um dos pontos do termo causou estranheza do movimento, uma vez que, refere-se a “continuidade do processo de reestruturação das carreiras do magistério superior”. Para o movimento, este item deixa em aberto uma questão que é essencial para os docentes: o Estatuto do Magistério que rege sobre a carreira docente e que foi uma conquista do movimento docente na greve de 2002. O que na carreira estaria sendo reestruturado? Incorporação de gratificação é reestruturar a carreira? Por que o governo tocou neste ponto? Mais uma vez, o governo tenta confundir o movimento, que segue em alerta!
Filie-se à ADUNEB, é fácil e rápido se filiar, clique aqui
Colega, fortalecer o sindicato é fortalecer a luta em defesa de nossas reivindicações.
Se você ainda não é filiado, filie-se!
Juntos somos fortes!
Visite as páginas abaixo e se conecte com a luta!
Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia
Estrada das Barreiras s/n - Uneb - Cabula - CEP: 41150-350
Salvador - Bahia. Tele/fax: (71) 3257-5803 / 9333. Email: aduneb@atarde.com.br
www.aduneb.com.br


Nenhum comentário: